[ Notícias ]

25|09|2017

Origens Brasil® é reconhecido pelos povos da floresta em seu primeiro ano de atuação

O Origens Brasil® apresenta o balanço do primeiro ano de suas atividades e destaca o reconhecimento da Iniciativa pelos povos da floresta, que levou ao crescimento rápido das adesões em seu primeiro território, o Xingu. Os depoimentos, que podem ser conhecidos nesse relatório apontam a abertura de novos mercados para o escoamento das mercadorias, a remuneração a valores mais justos, que permitem a manutenção das atividades econômicas das populações tradicionais em seus territórios de origem e o reconhecimento da sabedoria ancestral, que historicamente tem ajudado a conservar os imensos territórios e a floresta. Leia mais em: http://origensbrasil.org.br/media/origens-brasil-e-reconhecido-pelos-povos-da-floresta-em-seu-primeiro-ano-de-atuacao.pdf

31|07|2017

Origens Brasil® ganha novos parceiros e produtos

O selo Origens Brasil® acaba de incluir duas empresas em sua lista de participantes: a Atina, que comercializa extratos e óleos vegetais para fabricantes de cosméticos, e a Bossapack, fabricante de mochilas diferenciadas. Assim, mais dois novos itens somam-se à cesta de produtos do selo no território do Xingu. Por intermédio do Origens Brasil® a Atina estabeleceu relações comerciais com comunidades extrativistas da Terra do Meio. São 90 pessoas que trabalham no beneficiamento do mesocarpo de babaçu. O mesocarpo – a polpa do fruto – é ingrediente na composição de vários cosméticos. “É matéria-prima essencial do nosso Wawhite, produto utilizado na fabricação de maquiagem, protetores solares, loções pós-banho, entre outros”, revela o diretor de operações da Atina, Eduardo Roxo. Já as mochilas da Bossapack ganharam uma linha especial batizada de Kayapó, com selo Origens Brasil®. São pintadas à mão pelas mulheres kayapós e vendidas pelo site da empresa e em lojas duty-free de aeroportos. “Nossos produtos são genuinamente brasileiros. Trabalhamos com produção local, material nacional e reciclado, adquirido de empresas sustentáveis”, diz Cláudio Martins, sócio proprietário da Bossapack. Leia mais em: http://origensbrasil.org.br/media/origens-brasil-ganha-novos-parceiros-e-produtos.pdf

28|07|2017

O Origens Brasil® chega a Calha Norte

Um ano depois de ser lançado no território do Xingu para garantir a produção e comercialização diferenciada da produção agroextrativista das populações tradicionais e povos indígenas, o selo Origens Brasil® conquista mais um território de diversidade socioambiental: a Calha Norte, região que ocupa 16% do estado do Pará onde mais de 12 mil pessoas vivem em áreas protegidas. Doze instituições de apoio, além de grupos indígenas e quilombolas que juntos somam 172 produtores e sete comunidades já aderiram à iniciativa e se cadastraram. A organização e articulação das instituições locais para a produção e comercialização dos produtos agroextrativista, através do Origens Brasil®, mostra grande potencial para atrair empresas interessadas em estabelecer parcerias comerciais éticas com os povos da floresta para produtos amazônicos como a copaíba, o cumaru e a castanha, entre outros. Leia mais em: http://origensbrasil.org.br/media/o-origens-brasil-conquista-a-calha-norte.pdf

16|06|2016

Origens Brasil® no Conexão Futura

A iniciativa Origens Brasil® foi tema do especial do Conexão Futura, sobre a Semana do Meio Ambiente. Confira a conversa entre Patrícia Cota Gomes , coordenadora de projetos do Imaflora e o jornalista Cristiano Reckziegel Confira a entrevista completa clicando aqui.

29|04|2016

União de comunidades e empresas para controlar a cadeia produtiva de produtos florestais

O selo Origens do Brasil® é uma ferramenta que auxilia o consumidor na hora de optar por produtos com garantia de origem e qualidade. Idealizado para ser implementado primeiramente na região do Xingu, pela importância ambiental e social do território, a iniciativa visa atender as necessidades de um mercado cada vez mais cobrado pelo controle da cadeia produtiva e também dos povos tradicionais que encontram barreiras na hora de comercializar os produtos. Acesse aqui a entrevista feita pelo Amazonia.org e conheça mais sobre essa iniciativa.

24|03|2016

Evento de lançamento do Origens Brasil®

O lançamento do selo Origens Brasil®, no dia 22 de março, levou mais de cem pessoas ao salão do restaurante Dalva e Dito, para conhecer um novo modelo de negócio, que nasce bastante inovador, porque foi inteiramente concebido de “de baixo pra cima”. O Origens Brasil® nasceu de uma demanda das populações tradicionais e povos indígenas, e essa concepção é a alma do Origens Brasil®. Representantes de empresas dos mais variados portes, da academia, dos povos indígenas, das associações de extrativistas, presentes ao lançamento, destacaram o caráter inovador do Selo e o seu significado no contexto da nova economia, que vem surgindo como resposta a algumas das inquietações atuais, incluindo o uso responsável dos recursos naturais e as relações comerciais éticas e transparentes ao longo da cadeia, que sejam capazes de gerar impactos positivos às populações e seus territórios.

24|02|2016

Coração do Origens Brasil®

Primeira reunião do ano das instituições participantes do Comitê Territorial do Xingu, uma das instâncias de governança do Origens Brasil®. Este comitê tem um importante papel de discutir e aperfeiçoar a implementação da iniciativa no Xingu e a plataforma tecnológica usada pelos produtores e pelas empresas. A Governança com participação dos diferentes usuários é o que dá transparência e robustez à iniciativa. Conheça mais sobre a Governança do Origens Brasil® clicando em: http://origensbrasil.org.br/governanca/

24|02|2016

Monitorando o impacto do Origens Brasil®

Para garantir seus objetivos em longo prazo, o Origens Brasil® conta com um sistema robusto e inteligente de monitoramento de impacto. Exclusivamente customizado, o sistema possui indicadores de impacto que serão coletados em campo, pelos diferentes elos da cadeia, e que juntamente com ferramentas de monitoramento da paisagem (geomonitoramento), ajudarão a medir e avaliar a contribuição do Origens Brasil® para as populações e para os Territórios de Diversidade Socioambiental.

Origem e rastreabilidade no Origens Brasil®

O Origens Brasil® visa dar transparência às relações comerciais e à produção comercializada entre as empresas e as populações residentes nos Territórios, com o Xingu. Para isso desenvolveu um sistema de garantia que comprova a sua origem, monitorando a produção individual e coletiva (lotes) produzida nos territórios pelas populações e comercializada com as empresas. No Origens Brasil® os controles de rastreabilidade, concentram-se principalmente em monitorar e assegurar que a relação comercial praticada pelas empresas com as populações residentes nos territórios seja realizada de forma ética e transparente, de modo a gerar impactos socioambientais positivos.

Relações Comerciais Éticas no Origens Brasil®

As relações comerciais praticadas entre empresas e populações participantes do Origens Brasil®, são construídas a partir do diálogo equilibrado e transparente entre quem produz e quem compra, pautado no uso responsável dos recursos e no respeito à diversidade dos modos de vida tradicional. O Origens Brasil® busca dar transparência e promover relações comerciais mais éticas, monitorando para isso processos e contratos comerciais entre as populações e as empresas, e acompanhando a produção (preços e volumes) comercializada entre eles. As informações sobre estas relações comerciais praticadas ficam disponíveis para serem visualizadas pelo consumidor no site do Origens Brasil®.

Diferencial do Origens Brasil®

O Origens Brasil® parte da premissa de que as populações tradicionais e povos indígenas, em seus territórios, com suas formas de organização e práticas de manejo, desempenham um papel fundamental para a conservação e manutenção do patrimônio socioambiental destes territórios. Pensando nisso, o Origens Brasil® foi desenhado para a realidade das populações, de forma que estas possam participar da iniciativa de forma acessível e sem custo, e de forma a estimular parcerias comerciais mais éticas entre as populações e as empresas.

Plataforma de transparência do Origens Brasil®

O Origens Brasil® usa tecnologia para dar mais transparência às cadeias produtivas da floresta e gerar informações a serviço dos elos da cadeia. As informações sobre os produtores e sua produção são coletadas em campo, a partir de celulares ou tablets e ficam armazenadas na plataforma do Origens Brasil®. Este sistema ajuda os produtores e as empresas a planejar e fazer a gestão da sua produção, e permite ao consumidor conhecer a origem dos produtos, através da leitura do QR Code presente no próprio selo do Origens Brasil®. O selo Origens Brasil® conta ao consumidor a história daquele produto. Ao escanear o selo, ele conhece os produtores envolvidos na coleta e produção, a sua origem em Territórios de Diversidade Socioambiental, assim como as empresas que valorizam e respeitam estes territórios e suas populações.