Área Protegida
[ Produto ]
[ Artesanato Yudjà do Xingu ]

A arte produzida pelo povo Yudjà está representada pelas relações deles no cotidiano com a floresta e os recursos que ela oferece. Essas relações estão representadas principalmente pelas matérias primas utilizadas e através dos grafismos o trançado de em linhas de algodão, talhados em madeira e na cerâmica. Os grafismos representados na arte dos Yudjá estão inspirados em plantas como o açaí e animais como a cobra, macaco e onça.
Artesanato Yudjà do Xingu

A arte Yudjà representa a cultura material desse povo, cujos ensinamentos e técnicas são transmitidos entre gerações de avós aos netos. A produção da arte está inspirada nas relações que eles têm com a natureza representada também nos mitos, principalmente em relação a descobertas proporcionadas por alguns animais como caranguejos, formigas e pássaros.
As matérias primas utilizadas para confecção desses artefatos são obtidas diretamente da floresta, a exemplo das fibras, sementes, cuias, resinas, argilas, madeiras e cipós. O material é extraído conforme a necessidade de produção e é armazenado e beneficiado de forma tradicional. Os principais objetos produzidos pelas mulheres são as artes em cerâmica e cuias (cabaças) com grafismos tradicionais, tipoias e redes de algodão e artes em miçangas. Os homens se destacam na arte plumária e na madeira esculpida, confeccionando bordunas, arcos, flechas, canoas e remos, e miniaturas de bancos de madeira inspirados em animais como a onça, o tamanduá e a anta.
Fonte: Instituto Raoni Fotografias: Caio Esgário, Julia Sá Earp, Sol González.
[ Produtor ]
[ ]
- Nome
- Idade
- Grupo Social / Etnia
- Localização
Produtos deste produtor
[ Serviços Socioambientais ]
[ Serviços Socioambientais ]

Os territórios de Diversidade Socioambiental prestam importantes serviços para a humanidade.
ou do grupo de produtores