Área Protegida
[ Produto ]
[ Artesanato Kayapó do Xingu ]

A arte do povo Mẽbêngôkre traz em si a expressão de sua própria origem, marcada pela expressão de grafismos expressos na pintura corporal e materializados nos adornos de miçangas, trançados e artefatos que remetem aos símbolos e sentidos da floresta, o trançado de palhas e fibras, o talhar da madeira, a junção das sementes, traz em si a harmonia cultural mantida por esse povo de geração em geração.
Artesanato Kayapó do Xingu

O artesanato Mẽbêngôkre representa a cultura material, que expressa o conhecimento transmitido entre gerações. As mulheres realizam atividades compatíveis com os cuidados das crianças, assegurando sua liberdade para definir o ritmo da produção, matéria-prima e a técnica que irá empregar para dar forma a sua arte. Os artefatos são confeccionados seguindo os ensinamentos transmitidos das mães para as filhas e as formas de expressão têm a marca de cada artista.
Os grafismos expressos nas pinturas corporais são materializados nos adornos de miçangas, tipoias, tecidos e outros objetos. A arte expressa as representações da natureza, que fazem parte do dia a dia, e também da mitologia, representam animais como o jabuti, peixe, tatu, entre outros, a água é representada pelas ondas do rio e a chuva.
Os homens, de idade já avançada, produzem artefatos tanto para seu uso em festas e rituais, quanto para a comercialização. As atividades de subsistência, requerem esforços físicos maiores, ficando estes a cargo dos mais jovens. A matéria-prima utilizada para confecção desses artefatos é obtida da floresta, a exemplo das fibras, sementes, madeiras e cipós.
[ Produtor ]
[ ]
- Nome
- Idade
- Grupo Social / Etnia
- Localização
Produtos deste produtor
[ Serviços Socioambientais ]
[ Serviços Socioambientais ]

Os territórios de Diversidade Socioambiental prestam importantes serviços para a humanidade.
ou do grupo de produtores