Quem somos

A rede Origens Brasil® é uma rede que promove negócios éticos que valorizam os povos da floresta e Amazônia viva.

Somos uma rede diversa, formada por povos indígenas, populações tradicionais, instituições de apoio, organizações comunitárias e empresas.

Atuamos para fortalecer uma nova forma de fazer negócios na Amazônia, conectando empresas, produtores e produtoras em Terras Indígenas e Unidades de Conservação por meio de relações comerciais éticas, com transparência, garantia de origem e rastreabilidade.

Ao escolher produtos que vêm dessas relações comerciais, você contribui para a valorização da Amazônia viva e de seus povos. Por meio de um selo em formato de QR Code, é possível conhecer as histórias de cada produto, sua origem e produtores, gerando assim mais aproximação e conexão entre quem produz e quem compra.

Assista ao vídeo e conheça como a rede Origens Brasil® atua pela conservação da Amazônia viva e valorização dos guardiões e guardiãs da floresta.

Mostrar mais
Vista aerea de guerreiros se preparando para festa do noivo
Vista aerea de guerreiros se preparando para festa do noivo
Foto mãos segurando produtos bordados feitos a mão

Como fazemos

Foto mãos segurando produtos bordados feitos a mão

Comércio ético

O Origens Brasil® conecta produtores e produtoras de povos indígenas, quilombolas e extrativistas que vivem na Amazônia, com empresas e com os consumidores. Com o apoio de organizações comunitárias e instituições de apoio que atuam nos territórios, são viabilizados negócios que seguem princípios de um comércio ético.

E o que seria isso? Comércio ético é aquele que respeita o modo de vida e produção das populações tradicionais, que paga preços justos, com transparência e muito diálogo nas relações comerciais. Para isso, nós temos um sistema de garantia, que acompanha e monitora todas essas relações comerciais e seus impactos gerados na vida das populações e da floresta.

O nosso selo atesta que aquele produto faz parte da rede Origens Brasil ® e que está alinhado com nossos valores e princípios, além da garantia de origem do produto.

Mulher selecionando grãos em uma bacia

Garantia de Origem e Rastreabilidade

Conhecer a origem socioambiental de cada produto, saber seu território de origem, modo de produção e quem são os produtores e produtoras responsáveis é uma forma de valorizar a floresta em pé e seus guardiões e guardiãs. Todos e todas podem ter acesso a essas informações ao acessar a página de produtos ou realizar com o celular a leitura do QR Code no selo Origens Brasil® presente em alguns produtos.

Mulher selecionando grãos em uma bacia
Reunião de indígenas com o grupo Origens
Reunião de indígenas com o grupo Origens

Rede Colaborativa

Atuamos em rede, somos compostos por pessoas diversas com funções complementares e essa é nossa maior força. As populações tradicionais, as instituições de apoio, organizações comunitárias e empresas participam de espaços compartilhados de governança, com muito diálogo e colaboração para tomada de decisões e para agir de forma descentralizada. Valorizamos o potencial da diversidade para fazer frente a problemas complexos, como a manutenção da floresta em pé.

Essa governança permite a participação dos diversos membros em diferentes instâncias, como Comitês Territoriais e de Empresas, o Conselho Gestor e o Administrador.

Para saber mais, assista ao nosso vídeo.

Conheça a governança da rede Origens Brasil®

Reconhecimento internacional

Desde o lançamento, a rede Origens Brasil® já foi reconhecida com prêmios nacionais e internacionais.

Prêmio Internacional de Inovação para a Alimentação e Agricultura Sustentáveis da ONU (Organizações das Nações Unidas) - 2019 Prêmio Summit Climate Ventures - 2018 Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social - 2019
Logo Katerva
Logo prêmio fundação banco do Brasil de tecnologia social 2019
Logo Climates ventures
Logo ONU