Área Protegida
[ Produto ]
[ Cheiros da Floresta ]

As velas utilizam cera vegetal, com óleos e manteigas da Amazônia provenientes do manejo florestal comunitário sustentável em parceria com os Povos Paiter Suruí de Rondônia e a Inatú, marca coletiva que é administrada pelas próprias comunidades ribeirinhas na região da RDS do Uatumã
Cheiros da Floresta

A castanha é uma fonte de renda para o povo Paiter, desde antes do contato com os não indígenas. Essa oleaginosa é uma importante fonte de alimento para os Paiter, que costumavam misturar com todo tipo de alimento. Antigamente, os Paiter, pilavam as castanhas no pilão, faziam um creme e passavam em todo o corpo para limpeza e proteção. O ouriço-da-castanha servia como ferramenta ou vasilha para carregar água, bebida, chicha, mel etc. (texto de Luiz Suruí)
As velas Urucuna utilizam cera vegetal, com óleos e manteigas da Amazônia de cadeias produtivas provenientes do manejo florestal comunitário sustentável e embalagens da bioeconomia circular em parceria com os Povos Paiter Suruí de Rondônia
O óleo essencial de breu branco e a manteiga de tucumã utilizados na Vela Artesanal são adquiridos da Inatú, marca coletiva criada a partir de uma parceria do Idesam com associações e cooperativas do Amazonas para comercializar produtos florestais sustentáveis seguindo os preceitos do extrativismo sustentável.
A marca Inatu Amazônia é administrada pelas próprias comunidades ribeirinhas, localizadas na região de Lábrea, Apuí e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, e surgiu como resultado do Projeto Cidades Florestais, realizado pelo Idesam desde 2018, financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES e que já beneficiou mais de 2.500 pessoas.
Mais sobre a extração deste produto
[ Produtor ]
[ ]
- Nome
- Idade
- Grupo Social / Etnia
- Localização
Produtos deste produtor
[ Serviços Socioambientais ]
[ Serviços Socioambientais ]

Os territórios de Diversidade Socioambiental prestam importantes serviços para a humanidade.
ou do grupo de produtores