Área Protegida
[ Produto ]
[ Pimenta Baniwa ]

Das roças e quintais das mulheres Baniwa, no Alto Rio Negro (AM), uma mistura de pimentas cultivadas organicamente, desidratadas e moídas com sal.
Pimenta Baniwa

A Pimenta Jiquitaia Baniwa é produto do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (AM), reconhecido em 2010 como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As jiquitaias são blends exclusivos de dezenas de diferentes variedades de pimentas do gênero Capsicum spp cultivadas organicamente pelas mulheres indígenas em roças e jardins de pimentas nas comunidades baniwa, secas e moídas em pó com adição de sal especial.
A jiquitaia, para os Baniwa, está fortemente associada ao consumo de carnes, principalmente peixes, que é a mais importante fonte de proteína das comunidades do Rio Negro e afluentes.
A ideia de reciclar a tradição milenar para transformar as pimentas em pó em uma alternativa para o desenvolvimento sustentável das comunidades, valorizando o trabalho das mulheres Baniwa, começou em 2005.
O dinheiro arrecadado com as vendas é depositado na conta da Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi), responsável pela gestão do projeto de acordo com o plano de negócios da iniciativa, com apoio do Instituto Socioambiental (ISA).
Há hoje, no Alto Rio Negro, uma Rede de Casas de Pimenta. São cinco unidades de beneficiamento, rotulagem e envase que movimentam as comunidades. Cada casa tem dois gerentes – um homem e uma mulher – que cuidam de todo o processo, desde o recebimento das pimentas até o envio para a cidade mais próxima, São Gabriel da Cachoeira (AM).
Apesar da distância geográfica, a cerca de 400 quilômetros de barco de São Gabriel da Cachoeira, as comunidades Baniwa enfrentam ameaças e pressões, especialmente do narcotráfico e de empresas de mineração.
A pimenta é uma importante fonte de renda para as mulheres Baniwa, protagonistas de toda a produção. Elas utilizam o dinheiro para comprar produtos básicos para o dia a dia e para manter o bem viver nas comunidades.
Conheça mais sobre a pimenta acessando a matéria: https://medium.com/@socioambiental/a-for%C3%A7a-feminina-da-pimenta-baniwa-87c75e2f0ce
[ Produtor ]
[ ]
- Nome
- Idade
- Grupo Social / Etnia
- Localização
Produtos deste produtor
[ Serviços Socioambientais ]
[ Serviços Socioambientais ]

Os territórios de Diversidade Socioambiental prestam importantes serviços para a humanidade.
ou do grupo de produtores