Área Protegida
[ Produto ]
[ Superalimento em pó ]

Superalimento em Pó - seleção de 15 ingredientes regenerativos da Amazônia num produto que é perfeito como uma refeição completa ou como um lanche no meio do dia.
Superalimento em pó

A cultura da pimenta em pó (assîsî) é bastante difundida nas terras indígenas Nhamunda Mapuera e Trombetas Mapuera e envolve não apenas sua elaboração e consumo, mas toda uma organização social em seu entorno. A prática de produção e consumo é bastante comum em todas as aldeias, com as melhores épocas para o plantio sendo na época das chuvas, com a colheita feita 3 meses após o plantio.
A pimenta em pó é comumente usada pelos indígenas como tempero para vários tipos de peixes e carnes de caça da dieta indígena. Misturam a pimenta para ressaltar o sabor e condimentar uma variedade de alimentos de base agrícola, feitos com diferentes tipos de bananas misturadas à goma de mandioca ou a diferentes variedades de batatas.
A produção da pimenta em pó é feita majoritariamente pelas mulheres indígenas, principalmente as mais velhas das aldeias, chamadas de tchatchas na língua Waiwai. Todo o conhecimento tradicional envolvido nos processos de produção se encontra com essas mulheres, sendo elas fundamentais para o manejo da espécie e a para a garantia da premência do saber tradicional nas aldeias.
A pimenta em pó é produzida por essas indígenas situadas na calha norte paraense do rio Amazonas, que vivem nas Terras Indígenas Trombetas Mapuera e Nhamundá Mapuera. A produção e o consumo desta pimenta em pó é uma das formas de expressão da cultura indígena Waiwai, prática que dá significado a relação entre este povo e o território, numa das áreas mais conservadas do planeta.
[ Produtor ]
[ ]
- Nome
- Idade
- Grupo Social / Etnia
- Localização
Produtos deste produtor
[ Serviços Socioambientais ]
[ Serviços Socioambientais ]

Os territórios de Diversidade Socioambiental prestam importantes serviços para a humanidade.
ou do grupo de produtores